ArcoServe

ArcoServe, o que é?

Têm sido bastante evidentes, à medida que os anos passam e ganhamos experiência de trabalhar com esta população muito específica e particularmente vulnerável, as dificuldades que surgem após a certificação escolar, nos processos de inserção socioprofissional.

 

De facto, a obtenção desta certificação constitui sobretudo um passaporte para estes jovens progredirem nesse caminho sinuoso que vai da exclusão para a integração social e para o acesso a um emprego; o emprego representa uma plataforma indispensável para cada um(a) construir um novo projeto de vida (autonomia, profissão, rendimento, família, etc.).

 

Também temos aprendido que a maioria dos jovens para quem obtemos um estágio profissional ou um emprego acaba por os perder, por razões sobretudo relacionadas com o descontrolo emocional e o não “saber estar” (competências interpessoais, intrapessoais e de cuidados pessoais). É assim que surge o projeto “ArcoServe”, no domínio da Associação Arco Maior e como mais uma dinâmica socioeducativa, na modalidade de “empresa pedagógica”. 

 

O “ArcoServe” é uma marca através da qual os jovens prestam serviços, tendo em vista aprender a exercer uma profissão, num ambiente “protegido”. Os serviços que se estão a prestar são:

-catering e restauração: realização de refeições por encomenda, serviços de apoio a eventos, famílias ou grupos, produção de pratos para entrega domiciliária, almoços temáticos por convite, etc.

-serviços de jardinagem: pequenos serviços de limpeza de jardins, junto de pessoas
selecionadas;

-têxtil e vestuário: estampagens de tecidos, arranjos de roupa, reciclagem e transformação de roupas usadas, etc.

-produção hortícola biológica: produção (numa Quinta cedida em Gaia) e venda de cabazes de produtos agrícolas biológicos para uma rede de assinantes, amigos do Arco Maior.

-e… outros serviços a criar.

 

A avaliação do desempenho dos alunos é muito cuidada e segue um modelo de “rubricas” e visa a melhoria contínua do desempenho dos jovens.

 

Para este tipo de atividades faz sentido ter parcerias com algumas entidades e construir uma pequena rede de Voluntários, que nos possam ajudar de modo regular na prestação dos serviços e orientação dos jovens (ex. uma professora reformada para nos apoiar na produção hortícola, um mentor do dinamismo empresarial na prestação dos serviços, uma pessoa que apoie na confeção dos produtos de vestuário, etc.).