Quem nos apoia

Apoios

 

Os principais recursos são os docentes que os Agrupamentos Escolares nos afetam, após a devida autorização anual do ME. A escolha destes docentes - que inicialmente queríamos realizar nós mesmos, no perímetro da cidade do Porto, por entrevista com os mais interessados -, passou a ficar dependente da sua mobilidade anual e a cargo da direção de cada Agrupamento Escolar, com quem realizámos um trabalho prévio de esclarecimento e de negociação.

 

Contamos também com um formador colocado pelo IEFP, com funcionários de apoio contratados pela própria Associação (5) e com assistentes operacionais colocados pela Câmara do Porto (3).

 

Como funcionamos habitualmente fora das instalações escolares, dependemos da existência de espaços adequados para este efeito. Temos tido o apoio da SCM do Porto e do seu Provedor, Dr. António Tavares, que nos cedeu dois belos espaços. Obtivemos o apoio da SCM de Gaia para abrir, em 2016/17, o polo 3 do Arco Maior, perto da Serra do Pilar, num espaço que foi recuperado e adaptado com o apoio da Câmara Municipal de VN de Gaia e da Família Soares dos Santos.

No ano 2021, por força da entrega das instalações Arco 2 (Rua Conde Ferreira) à Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Câmara Municipal do Porto cedeu-nos as belas instalações da Escola EB1 da Noêda em Campanhâ.

 

Estando deste modo cobertas perto de 80% das despesas destes projetos (os professores e técnicos colocados pelas escolas), é ainda preciso pagar as despesas de funcionamento diário e as despesas de transporte dos alunos, bem como as aquisições de equipamento.

 

De início, obtivemos o apoio financeiro da Fundação António Manuel da Mota, que nos assegurou a maior parte do financiamento dos dois primeiros anos do Arco1.  A família do Sr. Alexandre Soares dos Santos (que presidiu ao Grupo Jerónimo Martins), decidiu assegurar a maior parte do financiamento do funcionamento dos quatro polos, com cerca de 120 jovens, desde 2015/16 até à atualidade, demonstrando uma solicitude e uma dedicação cidadã exemplares.

Desde 2020, a Câmara Municipal do Porto apoia bastante o projeto, de início nas áreas artísticas e, desde 2022, dinâmicas inseridas em toda a nossa atividade.

Desde 2023, o BPI- Fundação La Caixa também apoia o projeto, sobretudo nas áreas da empregabilidade e da inserção socioprofissional.

Além destes apoios estruturantes, temos o apoio de muitas pessoas do Porto que compram os nossos serviços, sobretudo na área da restauração e na organização de eventos (catering), permitindo assim que mais alunos possam treinar as suas competências socioemocionais e os seus conhecimentos via a nossa empresa pedagógica, o ArcoServe.