Fundação PT apoia projeto Arco-Arte

  • atualidades

Publicado em October de 2017

Desde setembro de 2017 que se está a desenvolver no Arco Maior um projeto de educação artística, financiado pela Fundação PT. Este projeto, intitulado Arco-Arte, é uma dinâmica complementar da educação dos jovens, que consiste no cruzamento de práticas artísticas, na articulação de saberes, entre teoria e prática, entre escola e espaço social em que os jovens vivem. Trabalha-se o desenho, a fotografia, o som, o filme e desenvolve-se um projeto de trabalho que culmina num objeto audio-visual. Em junho e julho de 2018 serão apresentados publicamente estes processos e estes resultados. Pode consultar-se ainda a página do Facebook Arco Arte, onde se apresentam muitos trabalhos do projeto.

 

Será inaugurada brevemente uma exposição de fotografia, registo sonoro e vídeo, criada por alunos do projeto Arco Maior, ao longo do ano letivo de 2017/18, em três polos do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Com a designação a “Cidade é uma Cena”, esta exibição decorre nos polos Arco Maior do Carvalhido, Vila Nova de Gaia e Campo 24 de Agosto, no dia 26 de junho entre as 11h00 e as 15h30 e conta com a presença das múltiplas instituições que apoiam o modelo de educação alternativa e inclusiva que este projeto desenvolve.

Procurando respostas ao aumento progressivo de situações de abandono escolar na cidade do Porto, a Fundação PT, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, A Fundação Manuel António da Mora, Alexandre Soares dos Santos e a Universidade Católica do Porto, entre outras organizações, apoiaram o Projeto Arco Maior que nasceu com o objetivo de integrar jovens, em processo efetivo de abandono escolar e exclusão social, através de um modelo de ensino alternativo e inovador.

A cooperação das entidades parceiras neste projeto, tem dado vida a uma dinâmica socio educativa e formativa adaptada à integração social dos jovens excluídos do sistema de educação tradicional, proporcionando-lhes competências alternativas e contrariando os números de abandono escolar registados no ano de 2016, na cidade do Porto, que chegaram aos 7% dos alunos do ensino básico e 5% dos alunos do ensino secundário.

 

Este projeto decorre com o apoio do Ministério da Educação, integrado em Agrupamentos de Escolas, e permite conferir uma certificação escolar aos alunos que a integram.

Para Graça Rebocho, da Fundação PT, “Esta abordagem à educação está a promover maior igualdade de oportunidades no acesso ao ensino, tendo também o desígnio de capacitar a sociedade atual para acolher novas abordagens aos métodos tradicionais de aprendizagem e com isso garantir um sistema de educação cada vez mais inclusivo”

Hoje, o projeto Arco Maior está em festa, dando a conhecer o mérito do trabalho desenvolvido por mais de 80 alunos, no domínio das competências digitais ligadas às artes, neste caso, com fotografia, vídeo e registo sonoro.