Presidente da República no Arco Maior

  • Geral

Publicado em September de 2017

No dia 22 de setembro, o Sr Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, deu-nos a honra de uma visita ao Arco Maior. Acolhemos o Sr Presidente, os jovens e os professores dos quatro polos do Arco Maior do Porto e Gaia e alguns convidados: o representante do ME na região, Dr José Mesquita, os Provedores das Santas Casas da Misericórdia do Porto e de Gaia (que nos cedem as casas), os diretores dos Agrupamentos de Escolas que recebem estes jovens como “turmas especiais” e nos afetam os professores, os representantes do IEFP/Porto, da Fundação Manuel António da Mota, e... o Sr Alexandre Soares dos Santos e seus familiares (que tinham acabado de assinar um acordo para apoiar o nosso funcionamento para mais três anos!!!), todos irmanados num ambiente informal, festivo e simpático.

 

O encontro decorreu no Arco Maior 2, na Rua Conde Ferreira, 80 (ao Campo 24 de agosto). Fomos bafejados por um lindo sol de outono, que banhou com uma luz especial as mesas dispostas ao ar livre, no jardim da nossa casa. O palco foi dos jovens, deles e do Sr Presidente. Era como devia ser. Eles prepararam o almoço, arranjaram as mesas (com as professoras...), sercviram às mesas e almoçaram nas mesmas mesas, oito deles (dos quatro polos) na mesa com o Presidente. Conversaram muito, fizeram perguntas e deram respostas.

 

Depois o Professor Joaquim Azevedo deu a palavra a vários jovens, informalmente, para contarem os seus percursos. Correu bem, mas as palavras não foram muitas, ai a timidez e a vergonha... No fim, o nosso Presidente encerrou com palavras muito bonitas de incentivo aos jovens do Arco e aos professores. Declarou que os heróis eram os jovens do Arco, que não tinham, como ele mesmo, sido privilegiados desde o berço. Por isso e por maioria de razão, dada a sua situação de desvantagem, tantas vezes tão profunda, devem ser celebrados os esforços que hoje estes jovens fazem para estudar de novo e reorientarem a sua vida.

 

Foi uma tarde que nos fez bem a todos! Muito Obrigado Sr Presidente! E...como não podia deixar de ser...houve selfies para todos os gostos!

 

Video: Presidente da República no Arco Maior