Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Caso não concorde deverá navegar para outro endereço.

fechar

 Testemunho - José Sousa  

Nome

Para começar, não vou para já falar sobre o Arco…vou primeiro explicar-vos um pouco o porquê de ter vindo parar a este projeto. Eu era um rapaz muito insurreto e faltava muito às aulas, cheguei a reprovar 4 anos seguidos no 8º ano, e tive outros problemas na minha vida…familiares como pessoais, meti-me em algumas coisas ilegais que me levaram a penas dos tribunais e a uma passagem por 2 instituições, um lar de juventude, e uma comunidade terapêutica [ART].

O projeto Arco Maior é uma escola diferente, com o intuito de fazer os jovens ingressar na escola. Foi aqui que defini parte de muitos objetivos da minha vida…mas relativamente ao meu objetivo, pretendo acabar o 9º ano e ir trabalhar.Ter vindo para este projeto mudou muito a minha vida, em termos de responsabilidade e mudança de atitude; alguns exemplos: hoje em dia não falto às aulas, nem tenho mau aproveitamento, não estou um santo, mas melhorei muito. Aprendi muita coisa neste projeto, mas, acima de tudo, aprendi a ouvir! Também me ajudou na minha mudança de vida porque para estar cá deixei de fazer coisas menos boas como faltar à escola, não ter uma ocupação; basicamente evoluí bastante no trabalho manual, faço coisas simples como varrer um chão ou não cuspir para o chão. Os pontos fortes desta aprendizagem para mim são a oportunidade de, com sorte, arranjar um emprego ou continuar os estudos com novas oportunidades. Os pontos fracos? Para mim, se me perguntassem no ano passado, diria milhares deles, mas, agora, como percebi que isto tudo é para me ajudar, deixei isso de lado…Para mim, sou sincero, não há pontos fracos. Também é verdade que há coisas que podia ter feito melhor, não ser tão “respondão” nem chegar atrasado algumas vezes ou entrar em brigas, que tive com alguns colegas. Mas isto refere-se mais ao ano passado, porque, para mim e para muita gente, eu este ano não tenho nada a ver com o ano passado.

Tive alguns obstáculos pelo caminho tais como, pouco controlo emocional e fraca assiduidade. A nível profissional este projeto pode-me ter dado o meu futuro ganha-pão, mas ainda não sei ao certo mesmo o que vou fazer e quando será…mas prevê-se que já no fim do projeto tenha emprego. A nível pessoal ajudou-me muito nas relações familiares com a minha mãe. Fez-me uma pessoa melhor, mais trabalhadora e honesta.

Para finalizar este projeto mudou mesmo a minha vida, hoje em dia quase não me conheço, tanto na maneira como falo e também porque estou um pouco melhor no aspeto.

José Sousa

Arco Maior 1 / Coordenação-Geral

Arco Maior 2

  • Rua do Conde Ferreira, 80
  • 4300-195 Porto

Arco Maior 3

  • Rua Antero de Quental, 113
  • 4430-015 Vila Nova de Gaia