Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Caso não concorde deverá navegar para outro endereço.

fechar

 Testemunho - Rafael Grilo  

Nome

Chamo-me Rafael Grilo, tenho 18 anos e vivo no Porto. Apesar de ainda ser novo, a vida já me ensinou muitas coisas. Comecei mal o meu percurso, mas, como dizem, a vida dá muitas voltas e a minha está a dar uma de 180º graus.

Depois de frequentar o ensino regular, em que não tive sucesso, aos 17 anos ouvi falar do Projeto Arco Maior e fui procurar uma mudança para mim. Dentro do Arco Maior, tive a ajuda dos meus professores que me apoiaram em tudo.

Quero agarrar-me à ideia de ter um futuro sorridente, mas isso só depende de mim. Estou motivado para iniciar uma nova fase da minha existência.

A vida ensinou-me que, mesmo estando triste, tenho de sorrir, e apesar de tudo, devemos conservar os nossos sonhos, porque já dizia o poeta “o sonho comanda a vida”. E eu estou a ser comandado pelo meu sonho. No Arco, descobri a minha paixão pela cozinha. Gosto muito do que faço. A cozinha é mesmo “a minha praia”! Tornou-se uma paixão.

Agora, estou ciente que é isto que quero para o meu futuro.

Destaco como minhas qualidades, a dedicação, a pontualidade e a ambição de aprofundar os meus conhecimentos. Quero ir mais além na minha aprendizagem. Gosto de ter oportunidades, de aprender com as pessoas mais experientes, descobrir novas técnicas, novos ingredientes e, sobretudo, inovar.

Tenho a ambição de tirar o curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria. Depois de o concluir e obter experiência suficiente, gostaria de abrir o meu próprio restaurante, um Restaurante Gastronómico, onde pudesse vir a mostrar a minha cozinha e os meus sabores, associando-os à minha zona de referência, a Ribeira do Porto.

E aqui estou eu, sem truques, a tentar lutar contra as minhas angústias, a arrumar as gavetas que estão desarrumadas, e a fechá-las, porque fazem parte do meu passado, mas que não pretendo transportá-las para o meu futuro.

Este é o meu autorretrato. Com defeitos, mas com a máxima honestidade.

Rafael Grilo

Arco Maior 1 / Coordenação-Geral

Arco Maior 2

  • Rua do Conde Ferreira, 80
  • 4300-195 Porto

Arco Maior 3

  • Rua Antero de Quental, 113
  • 4430-015 Vila Nova de Gaia